top-menu

Quais os cuidados nos primeiros meses de gravidez

Quando se descobre que está grávida uma emoção enorme enche o coração da nova mamãe e da família, mas logo vem os cuidados indispensável nos primeiros nesses de gravidez, principalmente para as mamães de primeira viagem, que por não ter experiência, acabando errando ou na falta de cuidado ou no excesso dele.

Nos primeiros nesse, sendo até o 3º, a possibilidade de aborto é muito grande, devido a instabilidade do ambiente materno, da falta de cuidado da mãe e da falta também de informação.

Desse modo, certos cuidados são indispensáveis para passar por esse periodo sem sustos. Vamos listar alguns deles:

Cuidar da alimentação da gravidez é muito importante

Cuidar da alimentação da gravidez é muito importante

 

  1. Comece seu pré-natal: Desde o momento que souber que esta grávida, já ligue para sua médica e comece o Pré-Natal. A escolhe de uma ginecologista-obstetra é muito difícil, pois isso você deve começar logo, pois se houver a necessidade de troca ainda terá tempo. O Pré-Natal te ajudará a se cuidar nesse tempo e solicitará os exames e medicamentos necessários para o novo período.
  2. Cuidado com a Auto-Medicação: Se você toma algum tipo de remédio, procure o médico ou farmaceutico e veja se pode continuar com o uso, pois isso pode prejudicar seu bebê, principalmente nos primeiros dias.
  3. Não carregue peso: Tente não fazer esforços físicos nesse periodo. Sua medica irá te orientar sobre a forma correta de fazer exercícios na gravidez, alguns exercícios como hidro-ginástica, pilates, alongamento, caminhada leve podem ser receitados. Cuidado com as atividades de casa e o “sobre e desce” de escadas, faça isso com cuidado e sempre devagar.
  4. Cuide da alimentação: Desde quando souber da gravidez comece a diminuir o consumo produtos com cafeina, pois podem prejudicar o bebê, trazendo-lhe baixo peso. Exclui todo tudo de alcool, cigarro e outras drogas, pois isso prejudica muito o bebê, podendo deixa-lo com seqüelas para a vida toda, quando não leva-lo a óbito. Cuide também do açúcar, pois isso além de outros itens, podem te levar a ter diabetes gestacional.
  5. Cuidados com animais: Tome cuidado com pelos e fezes de animais (principalmente gatos) que podem trazer problemas para você, se possível deixe tudo o mais limpo e arejado possível, mantenha seus animais longe de você, peça para outra pessoa cuidar deles nesse tempo.
  6. Relaxe: A melhor forma de passar pela gravidez é ficando calma e sempre relaxar. Cuide as suas emoções, não ficando irritada, tentando não gritar ou se estressar, sempre diga coisas boas em relação ao seu filho, não fique na “onda” das pessoas que vão te dizer só os problemas de ter um filho, pense que você será uma boa mãe, só depende de você. Leia bons livros, ouça música e cante para seu filho, mesmo que seja só no banho, mas mostre para ele que você já o ama e está tentando fazer o melhor para que ele venha com saúde e paz. Pode ter certeza que todos esses cuidados farão diferença para ele. Ele será uma criança mais calma, menos chorona, mesmos irritada, dormirá melhor e com menos problema de saúde, pois o amor cura tudo.
Faça sua gravidez ser o mais saudável e feliz possível

Faça sua gravidez ser o mais saudável e feliz possível

 

Com esses cuidados seu filho virá com saúde e você poderá aproveitar esse momento tão bonito com muito mais tranqüilidade.

  • Curta o miniGeek nas redes

, , , ,

2 Resposta para Quais os cuidados nos primeiros meses de gravidez

  1. Tatiane Dellaparte 29/04/2011 em 12:27 AM #

    Amei as dicas, tentarei seguir direitinho. Muito obrigada!!!!!

  2. Rafaela - Tudo em Foco 01/05/2011 em 8:19 PM #

    As dicas são muito boas, porque ainda hoje a falta de informação é um dos maiores problemas. Porém, acredito que o mais importante é ir ao médico e fazer o pré-natal. Assim, a gestante terá todas as informações do que deve ou não fazer, o que é melhor evitar, como cuidar melhor de si mesma durante a gravidez, etc. É um período muito especial e que deve ter um cuidado extra.

Deixe uma resposta

Ao curtir você nos ajuda a melhorar o blog