em Dicas

Conheça 3 softwares de segurança indicados por Edward Snowden

Snowden, representado por robô, em entrevista durante palestra proferida no Ted Talks — Foto: Ted Talks

Em recente matéria publicada pela revista norte-americana Wired, o ex-analista da NSA — Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Edward Snowden, responsável pelo maior vazamento de dados sobre monitoramento em massa e, atualmente exilado em Moscou na Rússia, indicou 3 softwares de segurança para usuários da internet, principalmente jornalistas.

Os softwares apresentados têm como base acesso e comunicação criptografados, o que permite comunicação e navegação com total privacidade. Confira panorama de cada um deles:

1.  Signal

O Signal, produzido pela Open Whisper Systems é um mensageiro para iPhone e Android onde é possível fazer chamadas telefônicas para seus contatos de forma privada — não é possível monitorar o que é falado — e é gratuito e sem publicidades. De acordo com Snowden, todo produto criado pela empresa norte-americana deveria ser usado, uma vez que promete uma criptografia que oferece sigilo total.

Leia mais: Edward Snowden está trabalhando em um case para iPhone antiespionagem

2. Jitsi

O Jitsi é software de bate-papo e chamadas em vídeos, construído em código-aberto. Ele é multi-plataforma e você pode usá-lo independentemente de seu sistema operacional. Basta fazer o download dos pacotes para Windows, Mac OS X ou Linux, ou até no FreeBSD.

Através dele é possível obter chamadas de vídeo seguras, fazer conferências e compartilhar sua área de trabalho. Além disso, é possível fazer transferência de arquivos, com suporte para seu sistema operacional favorito e rede de mensagens instantâneas. 
Leia mais: Edward Snowden cita iniciativas da Apple sobre segurança on-line

3. Tor Browser

O Tor éO software Tor promete anonimato ao acessar a web, protegendo os usuários em suas comunicações através de uma rede distribuída de relés administrados por voluntários em todo o mundo, impossibilitanto que alguém assistindo a conexão com a internet saiba quais sites você visita e, os sites que você visita aprendam sua localização física, mascarando seu IP, além de permitir que o usuário acesse sites bloqueados.

Roda no Windows, Mac OS X ou Linux sem precisar instalar nenhum software. Pode funcionar dentro de um pen-drive USB.

Quer falar com o produtor deste conteúdo? Acesse no twitter: @alessandro_reis