em Notícias

Plataforma de big data dá poder aos analistas para criar dashboards

Aproximadamente há um mês, foi lançada no Brasil, mas disponível em todo mundo, a plataforma Gaio, que oferece gratuitamente soluções de Big Data e de Analytics.

O Gaio Analytical Platform se assemelha muito a algumas ferramentas de Business Intelligence como SAS, QlikView, Tableau, porém, diferente dessas ferramentas tradicionais, a plataforma traz conceitos que vão além de Dashboards. O Gaio faz a conexão entre análise avançadas de dados, dashboards, um ambiente social, gerenciador de tarefas, formulários e ligação em tempo real via API´s.

Com objetivo de dar mais poder aos analistas, no Gaio é possível criar um fluxo analítico complexo apenas “arrastando caixinhas”. Tendo ciência que os analistas não possuem um conhecimento aprofundado em TI, não é preciso de nenhuma linha de comando para gerar um fluxo e a partir dele ter resultados robustos.

“Queremos transformar decisões orientadas por dados, mas de uma forma rápida e simples. Sem altos investimentos em hardware e software. É uma solução que permite aos analistas de diversos departamentos construírem sofisticados dashboards interconectados, somente arrastando ‘caixinhas”, explica um dos fundadores do Gaio, Eder Balbino.

Por ser totalmente gratuito, a plataforma também é ilimitada. Não existe nenhuma restrição quanto ao número de usuários, memória, processador, banco de dados, recursos, armazenamento e servidores.